HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ/ JANEIRO 2022




 
HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 

 Por Thaisy Ventura

 Introdução 

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de janeiro é O SEIS DE PENTÁCULOS.


SEIS DE PENTÁCULOS


     O Seis de Pentáculos (de ouros, ou moedas) é um Arcano Menor que representa generosidade e reciprocidade, a necessidade de dar e receber na medida certa. Como já vimos no post Hekate e o Arcano da Justiça, a Deusa procura cumprir com sua palavra e não deixa passar despercebido aquele que a procura: " (...) Quando em algum lugar um homem mortal faz belos sacrifícios* regrados e os propicia, invoca Hekate. Bastante honra segue aquele mui fácil, de quem, benévola, a Deusa aceita preces, e a ele oferta fortuna, pois a potência está ao seu lado " , nos conta a Teogonia de Hesíodo, mais adiante ele nos conta uma série de favores que a Deusa pode oferecer aquele que clama por ela, "inspirar discursos, advogar em sua causa nos tribunais, favorecer jogos, auxiliar em batalhas, aumentar rebanhos, fertilizar a terra e prover a pesca", mas Hesíodo também reforça, que Ela atende os pedidos CONFORME A SUA VONTADE. Dentro de sua sabedoria, Hekate sabe das profundezas de cada coração, e está atenta até onde o pedido daquele que pede influencia ou fere o destino de outrem, e como mantenedora da Roda do Tempo, ela pode não realizar o pedido prontamente. Existe uma grande diferença entre uma divindade acolher uma prece e atender pedidos. Hekate não é lâmpada mágica do Alladin, e também não é o gênio que o habita. Sim, ela acolhe todas as preces, e muitas vezes faz o papel de mensageira, entregando esses pedidos a outros Deuses, sendo mediadora como descrita por Hesíodo no Grande Olimpo. Como o Arcano Seis de Pentáculos, Hekate é recíproca! Sua reciprocidade é com a verdade e a justiça, como uma mãe amorosa que escuta com atenção o pedido de um filho, mas somente o realiza se for necessário, assim ela sabe a medida certa de doar. E por falar em doar, tenha certeza da generosidade da Deusa, seus próprios epítetos atestam sua bondade, a Ela era oferecida a "Chave da Cidade" em troca de proteção e prosperidade. Este Arcano nos lembra de sermos generosos como a Deusa, mas atento para não dar em demasia, e saber quando e como atender um pedido! Dar e receber é uma balança que precisa estar em constante equilíbrio. Quando pedir a Deusa, tenha consciência de que ela o ouvirá, e no tempo dela responderá, mas entenda que "pedir a Deusa" é receber um resultado que ela julga ser o necessário! É preciso responsabilidade em pedir, assim como no doar! Sendo assim, desejo a vocês um 2022 de prosperidade e saúde, que Hekate em sua infinita generosidade possa os inspirar com sabedoria em suas jornadas! 

* não estamos incentivando sacrifícios de animais ou qualquer outro ser vivo. O Texto se refere a um antigo costume Grego que não é mais necessário para ofertar a uma divindade. Você pode oferecer uma atividade comunitária a Deusa, como doar alimentos, ajudar pessoas e participar de causas animais em prol de um planeta mais equalitário e justo.

Epítetos da Deusa ligado ao Seis de Pentáculos: Antaia (Aquela que se pede com orações), Atala Phroneousa (Terna, afetuosa), Ekdotis (Doadora), Episkopos (Guardiã, aquela que toma conta, supervisora), Erototokos (Aquela que dá amor), Medusa (Protetora), Paionios (Curandeira), Pandoteira (Generosa), Pantrophos (A que tudo nutre), Phylake (A que assiste, guarda), Propolousa (Companheira, servidora), Soteira (Salvadora), Zootrophos (Nutridora da vida).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020.
O Tarô e a viagem do herói - A Chave Mitológica para os Arcanos Maiores, Hajo Banzhaf, editora Pensamento, 1997. 
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000. 
The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989. 

Imagens: Darkness of light Tarot Card Deck

Comentários

  1. Amei. Sábia Hekate que nos atende devidamente no que nós "precisamos", que nem sempre é o que "desejamos"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas