HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - NOVEMBRO/2021

 






HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ
 
Por Thaisy Ventura 
 
Introdução

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de outubro é A JUSTIÇA.

A JUSTIÇA 

  Hekate é comumente retratada segurando uma adaga ou espada, seu significado não é somente o de Apotropaios (proteger, evitar, defender), mas também está intrinsecamente correlacionado aos partos e cortes necessários, o julgo imparcial que defende a verdade e a vida. Em muitos momentos do que temos de registros sobre a Deusa, Ela aparece como protetora das crianças, jovens e animais, sendo chamada de justa e honesta, e acolhendo aqueles que estão a margem da sociedade, os considerados "não pertecente" aos padrões, talvez por esse motivo sua horda seja repleta de "monstros e fantasmas", as criaturas mal compreendidas. No Arcano da Justiça, encontramos uma mulher, portando uma espada e uma balança, vestes leves, olhar aparentemente frio, que encara o consulente com autoridade para dizer: VOCÊ ESTÁ EM PAZ COM OS SEUS FEITOS? Para cada ato, uma inevitável consequência, assim é a lei sobre a Terra, e ao contrário do que muitos pensam, Hekate nasce do caos, mas rege a ordem. Portanto, Ela é a protetora daqueles que não podem falar por si, defensora da vida, leal com sua palavra e promessas, nunca deixando passar despercebido aquele que a honra. Com sua sabedoria, ela julga de forma inteligente e sensata, que por trás da aparente frieza, são ações carregadas de sensatez e empatia, quando, por exemplo, faz-se necessário um corte. O corte do cordão umbilical, que separa o bebê do corpo da mãe, é doloroso e abrupto, mas necessário para que a vida continue e ambos possam desfrutar do seu direito de existir, ou mesmo o corte de um membro infeccionado, que é preciso ser retirado para não deteriorar o restante do corpo. Como mãe sábia e protetora, ela não tem medo de fazer o que é necessário. No culto a Hekate prezasse pela verdade, honestidade e justiça. Pois Hekate também possui seu aspecto de vingadora! Cobrando seriamente cada ato! Mantenedora da ordem, com sua espada ou adaga, ela separa o justo do injusto, trazendo a colheita de cada um!

Epítetos da Deusa ligado a Justiça: Apotropaios (Aquela que evita, aquela que defende), Daeira (A sábia, professora), Damasandra (Subjulgadora dos homens), Deitchteira (Professora), Doloeis (Astuta, sutil), Ekklesia (Da Assembléia), Episkopos (A guardiã, a que toma conta, supervisora), Kalliste (Justa, honesta), Kourotrophos (Parteira, enfermeira/ nutridora dos jovens), Mastigophoros (Portadora do chicote), Medusa (Protetora), Paionios (Curandeira), Pasimodousa (Que decide sobre tudo), Phylake (Aquela que guarda, assiste), Soteira (Protetora, salvadora).

Referências: 
Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020.
O Tarô e a viagem do herói - A Chave Mitológica para os Arcanos Maiores, Hajo Banzhaf, editora Pensamento, 1997.
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000.

Imagens: The Prisma Visions Tarot.

Comentários

Postagens mais visitadas