HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - OUTUBRO/2021



HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 

 Por Thaisy Ventura

 Introdução

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de outubro é A RAINHA DE PENTÁCULOS.

A RAINHA DE PENTÁCULOS.

Antes de se tornar a Deusa que vaga na escuridão, acompanhada dos mortos e monstruosas criaturas noturnas, muito antes de ser A Deusa das Bruxas e a vilã das peças de Shakeaspere, Hekate fora considerada mãe da terra! Como a Rainha de Pentáculos da corte do Tarô, Hekate era a responsável por nutrir e garantir as riquezas e prosperidades daqueles que a honrassem. As estátuas mais antigas da Deusa a retratam com pequenos cestos na cabeça, que podem ser "Polos: remetente a árvore", "Modius: vaso utilizado para contar alimentos " ou "Kalathos: cestos para guardar algodão", o que demonstra a sua intrínseca relação com a agricultura e agropecuária, Hekate sem duvida, fora uma divindade Chtonia (ligada a Terra) antes de receber seus epítetos sobre magia e mistério. Hekate é as raízes mais profundas da terra! Sabemos que sua caverna sagrada, solo, terra, lama, útero ... seu reino de profundezas é o berço de tudo que pode ser criado. A grande senhora chtonia molda, nutre e desenvolve a própria vida. Existe uma frase de Jung, que diz: "Qualquer árvore que queira alcançar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos" . Sim, é abaixo da terra que a vida acontece, é nas raízes que está toda a potência de criação, armazenamento de nutrição e sobrevivência, mas alcança-las é encarar partes escuras de nosso ser, conhecer o frio, a solidão, o silêncio, também o calor extremo, o caos, o ardor ... até que nossas raízes estejam fortes o bastante pra alcançarmos o céu, sem que nenhum vento ou tempestade nos derrube. Hekate está nas raízes, é toda essa potência de nutrição, que nos salvaguarda de nós mesmo, provendo o que seja necessário pro fortalecimento de nossas raízes, e o mais importante, nos ajudando a compreender como podemos ser poderosos e fortes, e conhecer  nossa reserva de nutrição infinita que carregamos dentro de nos mesmos. Acessar Hekate em nós, é acordar a rainha de pentáculos que nos habita, é convidar a Deusa pra nos nutrir e manter nossa chama acessa, e ser colo materno sempre que precisarmos! 

Epítetos da Deusa ligado a Rainha de Pentáculos: Aidonea (Do Submundo), Anassa (Rainha), Archikos (Real, nobre), Atala Phroneousa (Terna, afetuosa), Epigeioi (Da Terra), Katachtonia (Subterrânea) Khtonia (Da Terra), Pammetor (Mãe de Tudo), Pandoteira (Doadora, generosa), Pantrophos (A que tudo nutre), Physis (Natureza), Zoogonos (Semente da vida) e Zootrophos (Nutridora da vida).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020.
Hekate Symposium 2021, introdução a Hekate por Sorita D'este.
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000

Imagem: The Prisma Visions Tarot,  Statue of Hecate, by Rob Koopman.

Comentários

Postagens mais visitadas