HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - SETEMBRO/2021

 


HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 

Por Thaisy Ventura 

Introdução 

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de setembro é A RODA DA FORTUNA.


ARCANO DA RODA DA FORTUNA

   Não se acomode... A Roda da Fortuna irá girar! Caminhar com Hekate é desafiar-se! Nessa jornada todo caos é criação, todas as mudanças são "experiências que temos de fazer ao longo de nossa vida para nos tornarmos inteiros" (BANZHAF, 1997), portanto, não espere estabilidade da Deusa, não, não espere. A Deusa diz: "Eu farei a roda girar, serei teu eixo, estarei contigo em cada giro. Encare o movimento da vida como um observador que olha admirado de fora para o serpentear da existência. Meus caminhos te levarão a sua missão de vida, e entenda, Eu, senhora da encruzilhada, abrirei as estradas, mas é você que terá de trilhar". Quando a roda girar, não questione, confie, todas as mudanças são oportunidades de se conhecer, de crescer, de desenvolvimento, como a serpente que morde a própria cauda, os caminhos externos te levarão para dentro, para os mistérios que não podem ser ditos, e sim sentidos. Sorte e azar, é o resultado do que você faz das oportunidades que a Grande Senhora Enodia traz. Hekate está no começo e no fim de tudo, e tudo que tem um inicio precisa de um desfecho, o movimento circular do "além tempo" irá te acompanhar, sua vida será repleta de ciclos, e a cada círculo fechado, outro se abrirá, por isso, repito: Não se acomode! Aproveite o momento ciente de que nada é, tudo está! 

Epítetos da Deusa ligados A Roda da Fortuna: Aenaos (Eterna, sempre fluindo), Enodia (A do caminho), Oroboros (A que come a cauda), Trioditis (Da encruzilhada tripla), Trivia (Dos três caminhos), Tetraoditis (A dos quatro caminhos), Pandina (A que gira).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020.
O Tarô e a viagem do herói - A Chave Mitológica para os Arcanos Maiores, Hajo Banzhaf, editora Pensamento, 1997.

Imagem: Kaylee Pinecone.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas