HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - AGOSTO/2021



HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 


 Por Thaisy Ventura

Introdução 

O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de agosto é A LUA.

Arcano da Lua

   Assim que a escuridão toca o chão, lá vem ela, a andarilha da noite, a caminhante das estrelas, Hekate! Mistério e magia pairam no ar. Na noite, sobre o clarão da lua, nenhuma forma é real, os sonhos, os pesadelos, e toda sua corte de fantasmas emergem do inconsciente. Hekate te lembra: - Você não pode fugir de nenhuma das suas partes. Os sussurros da Deusa ecoam no escuro, acompanhado dos uivos dos cães, o calafrio sobe pela espinha, se aqui nada é real, como poderei saber o caminho? Como não me perder? “Siga a lua”, diz a Deusa, “ela é a minha tocha”. Todo conteúdo ignorado se torna uma sombra, se essa sombra não é iluminada, ela passa te assombrar. Ao menor sinal de insegurança e confusão, ela surge, um lembrete que todas as partes de você importa, todas elas precisam de atenção, não só as máscaras “bonitinhas” que veste para convencer as pessoas de que é um ser humano bom e agradável. A sombra está ali, espreitando na noite espectral. É hora de pegar a sua mão e trazer á luz da lua, dançar com ela, banhar-se do luar. Esse é o poder de Hekate, trazer á luz os conteúdos inconscientes, dissecar o monstro imaginário, tirar os esqueletos do armário para lhe mostrar: - “ Tá vendo? Não é tão feio quanto parece”. Como o Arcano da lua, Hekate é o véu entre a ilusão e a realidade, o útero de onde todas as formas podem ser criadas, o principio da verdade e do lunatismo. Tudo que ela pede é coragem! Sob suas tochas, e sua lua, nenhuma escuridão poderá lhe vencer, pois a noite também é parte sua! 

Epítetos da Deusa ligados a Lua: Mene (lua), Astrodia (caminhante das estrelas), Nykhia (Noturna), Nyktipolos (a que vaga á noite)), Nykteira (Da noite), Nyktophaneia (A que brilha a noite), Skotia (Do escuro). 

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020. O Tarô Mitológico, Juliet S. Burke, Liz Greene, editora Madras, 2019. 

Imagem: The Godddess Hecate In Tarot Card Art Print by The Ghoulish Garb

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas