HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - NOVEMBRO/2022




HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 
 
Por Thaisy Ventura
 
Introdução

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos ("antigo segredo ou mistério"). Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de Novembro é o Pajem de Espadas.

Os Pajens são os mensageiros no Tarô, quando estes saem numa consulta aos Arcanos, representa a forma como uma mensagem pode chegar ate nós, ou como nós estamos levando "certas mensagens a outros", e o Pajem de Espadas é o fofoqueiro, suas palavras não são nada mais que boatos, sempre temperados com discórdia e desejo de ver o "parquinho pegar fogo". A imaturidade do Pajem é perigosa, e seus discurso costumam causar estragos por onde passa, afinal ... as palavras também são como espadas. Quando nos tornamos devotos de uma divindade e o tomamos como uma mãe ou pai, é natural adquirirmos certas características deles, assim como também recebemos certos "deveres" ... Nós sabemos pelo epiteto "Angelos" que Hekate é uma mensageira, aquele que pode transitar pelos mundos levando mensagens de um lugar pelo outro, e dessa forma, nós devotos também nos tornamos mensageiros com frequência, sendo colocados - e muitas vezes inconscientemente - em lugares pela Deusa pra que a gente seja um portador de acolhimento e boa nova, e em outras situações somos provocados a falar, e isso é um excelente teste pra saber o quão edificante está sendo nossas mensagens. E essa é a parte que digo pra vocês que o Arcano de setembro foi um tapa na cara para mim! Sou uma pessoa altamente ansiosa, impulsiva e ... um tanto explosiva, acompanhar a politica acontecendo em nosso país tem sido uma tortura pra mim, e ando muito pessimista e briguenta, então meus caros amigues, sair logo um Pajem de Espadas como proposta para estudar sobre Hekate foi um tremendo puxão de orelha, e divido isso com vocês. Como devotes de Hekate, que mensagem estamos levando por aí? É um discurso de ódio e discórdia como o Pajem de Espadas? Hekate em toda sua sabedoria costuma ser bem silenciosa, e só fala quando as palavras são necessárias... Não significa que temos de fazer voto de silêncio, mas que como devotes o minimo que devemos é pensar antes de falar, sei que tem sido muito difícil se calar em meia a tantas injustiças, e nossa primeira reação é sair rotulando as pessoas e as situações como boas e más, dividindo-as como dignas e não dignas de atenção... Um amigo me indicou o livro, que a priori me incomodou bastante porque para mim é desafiador colocar em prática o que está ali (risos), mas não posso ignorar o quanto faz sentido e poderia nos auxiliar e muito a não sermos um Pajem de Espadas. O Livro se chama "Apaixone-se por si mesmo", de Walter Riso (Ed. Planeta, 2011), e em especial gostaria de compartilhar este trecho com vocês: 

 

        "Não se apresse em categorizar de maneira definitiva. Dê um tempo e pense se realmente o que você diz é verdade. Reveja sua maneira de apontar para si e para os outros, não seja drástico. (...) As pessoas não apenas SÃO, também SE COMPORTAM COMO. Já é hora de acabar com sua rigidez, porque a intransigência gera ódio e mal-estar"

 

Por hoje é isso meus amados, que neste mês, e por toda jornada, possamos cuidar mais do que falamos, e que se por acaso não podemos usar palavras que edifiquem, então que nos silenciemos para não usar as palavras que destroem, e que Hekate os guarde e os livre de toda maldade, desobstruindo os caminhos e guiando por eles. Assim é! 


Epítetos da Deusa ligado ao Sete de Espadas: Angelos (Mensageira), Doloeis (Astuciosa, sutil), Komas (Da revelação) Mastigophoros (Portadora do chicote), Noeros (Intelectual), Phaesimbrotos (Aquela que traz a luz), Triktypos (Som triplo), Triphthoggos (De três vozes).

Referências: Apaixone-se por si mesmo, Walter Riso, editora Planeta, 2011; Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020; Hekate - de Deusa ctônia dos atenienses do período clássico á Deusa da feitiçaria no imaginário social do ocidente, Trícia Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012; Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000; The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989.

Imagem: Arte de Kiri Ostergaard Leonard.

Comentários

Postagens mais visitadas