HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - OUTUBRO/2022

 




HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 

Por Thaisy Ventura 

Introdução 

   O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos ("antigo segredo ou mistério"). Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de Outubro é o Sete de Espadas.

  O grande detector de desonestidade nos arcanos menores é o 7 de Espadas! Essa carta é um grande trunfo na hora de saber se existe alguém com más intenções a seu respeito. Esse arcano representa ações ações maldosas feitas na surdina e situações que podem estar roubando sua energia! Também é um alerta pra que você não seja desonesto e seja sempre claro e transparente sobre suas ações. A Deusa jamais irá julgar o seu coração, Ela sabe que o coração da humanidade anseia por mais do que pode compreender, mas lhe trará exatamente a medida certa de colheita do que você planta, para toda ação há uma reação, e todo ato gera uma consequência, e Hekate costuma ser extremamente justa e imparcial com relação aos débitos dos seus devotes, não espere plantar cenouras e querer colher batatas, muito menos que Ela lhe passe a mão na cabeça só porque você lhe presta reverência. Caminhar com Hekate é compreender que nada e nem ninguém escapa da balança e da espada da justiça! Não há nada oculto que não seja revelado pelas tochas sagradas de Hekate, a Deusa possui o epíteto de "Komas", que significa "da revelação", mostrando que com suas chamas Ela revela o que está oculto, deixando os inimigos expostos, mesmo quando o "mal vem disfarçado de bondade", apesar de doloroso, é muito comum que muitas pessoas que conviva com você acabe por revelar suas verdadeiras intenções em algum momento, pois este é um dos poderes e influências da Deusa na vida do devote. Mas não se engane a mesma chama que revela a desonestidade do outro, também revelará a sua.


Epítetos da Deusa ligado ao Sete de Espadas: Agriope (Observadora selvagem), Charopo ( De olhos azuis ferozes), Damasandra (Subjugadora dos Homens), Doloeis (Astuta), Kalliste (Justa, honesta), Kardiodaitos (A que se alimenta do coração dos homens), Komas (Da revelação), Lampadephoros (Aquela que avisa do ataque noturno), Mastigophoros (Portadora do chicote), Medusa (Protetora),.

Referências: Apotropaios: proteção contra a maldição, Regina Maria Cândido, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997; Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020; Hekate - de Deusa ctônia dos atenienses do período clássico á Deusa da feitiçaria no imaginário social do ocidente, Trícia Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012; Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000; The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989. 

 Imagem: Arte de Cathy McClelland.

Comentários

Postagens mais visitadas