HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ - SETEMBRO/2022

 


HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ
Por Thaisy Ventura

Introdução

O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos ("antigo segredo ou mistério"). Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de setembro é o O Mago.  

   O Mago, na jornada do Tarô, representa o processo de manifestação nos planos, a ele é dado o poder de transitar entre limiares, levando ideias de uma dimensão para outra, co-criando nos mundos através da manipulação dos cinco elementos primordiais da criação: ar, fogo, água, terra e espirito; sendo o grande manifestador dos planos de existência. Aposto que isso soou familiar para você hekatine, já que nossa Rainha é a representação do próprio Mago. O curioso é que a carta do Mago, muitas vezes, é retratada com a figura de Hermes, o Deus Grego, cuja a função era levar mensagens entre os planos e patrono da comunicação. Hermes, junto de Hekate, é uma divindade apotropaica e ctônica que os Gregos costumavam invocar para a proteção das estradas, entradas e viagens. Era muito comum na Grécia que nos portões, portas e encruzilhadas tivessem um pequeno altar á Hermes e Hekate. Mas voltemos á Deusa; como o Mago, Hekate é uma manifestadora - participante ativa da criação de mundos, assim como também é a mais manifestada, afirmada pelo epiteto "Epiphanestate Thea" (A Deusa mais manifestada), demonstrando a sua presença nas mais diversas situações e lugares. É a regente dos planos intermediários, os espaços limiares, as fronteiras e soleiras, aquilo que é e não é, onde é tudo e lugar nenhum. Sendo a "alma do mundo", como se refere os textos dos Oráculos Caldeus, é a grande mantenedora das leis cósmicas para que estes planos de existência não se colapsem, que é o mesmo que o Arcano do Mago fará com suas manifestações que através do estudo das leis naturais, usa dos elementos para manter suas manifestações ativas. O Arcano do Mago é também um lembrete para que nós, devotos da Deusa, continuemos a aprender, a estudarmos as leis naturais e a forma como nosso próprio planeta funciona para que possamos contribuir com o trabalho Dela de mantenedora, a compreendermos os mistérios dos cinco elementos e fazer bom uso deles ... e o mais importante: SOMOS SEUS APRENDIZES! Caminhar com Hekate é entender que o trabalho não para, há sempre novos mistérios a desbravar e novas concepções a compreender!

Epítetos da Deusa ligado ao Arcano do Mago: Ameibousa (Aquela que se transforma), Angelos (Mensageira), Antaia (Aquela que se encontra/ se pede com orações), Azono (Sem limite), Daeira (Sábia), Deitchteira (Professora), Empylios (A do portal), Episkopos (Guardiã), Hegemonen (Guia), Noeros (Intelectual), Pangaios (Universal), Pantos Kosmou Kleidouchos (Guardiã das chaves do cosmo), Phylake (A que guarda), Propylaia (Aquela que está antes do portal), Psychopompe (Guia da alma), Rixipyle (Ela que derruba os portões), Zootrophos (Nutridora da vida).

Referências: Apotropaios: proteção contra a maldição, Regina Maria Cândido, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997;
Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020;
Hekate - de Deusa ctônia dos atenienses do período clássico á Deusa da feitiçaria no imaginário social do ocidente, Trícia Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012;
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000;
The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989. 


Imagem: The magician from The Triplice Goddess Tarot Deck

Comentários

Postagens mais visitadas