HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ/ JUNHO DE 2022

 


HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 

 Por Thaisy Ventura 

Introdução 

O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos ("antigo segredo ou mistério"). Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de maio é a Rainha de Paus. 

A Rainha de Paus corresponde a "realeza" ou maturidade "superior" do elemento fogo, sempre que um personagem da corte do Tarô chega ao status de rei ou rainha significa que este alcançou o ápice de sua maturação e sabedoria. Sabemos que Hekate possuiu uma linhagem "real" por ser descendente dos primeiros Deuses, como observamos na Teogonia de Hesíodo e também que a Deusa possui uma relação intrisica com o fogo, portanto, ela se torna uma legítima "Rainha de Paus", senhora de si, sábia, íntegra e empoderada, assim como o Arcano. As tochas de Hekate, primeiramente na história, como acontece com a maioria das Deusas, fora associadas ao nascimento, como um movimento de "dar á luz": de guiar o bebê ao mundo dos mortais, mais tarde, passou a referir-se como toda forma de direcionamento, desde encaminhar os mortos a outros mundos, ou como aquela que ilumina na escuridão da noite. Hekate é a Phaesimbrotos "aquela que traz a luz", é engraçado como uma Deusa tão associada a escuridão, noite, bruxaria, mortos ou até mesmo a "perversidade" possa ser encarada como aquela que traz a luz! Pra mim, esse "trazer a luz" é algo muito amplo, e que provavelmente pode sair das nossas caixinhas de concepção de que tudo que é iluminador é afável e angélico, pois a verdade não é doce e nem suave... e a luz pode iluminar até as partes que não são tão amigáveis assim. Quando dizemos que ela traz a luz, é que realmente irá acender uma lâmpada capaz de mostrar até os cantinhos empoeirados de nossos cômodos interiores. E talvez essa seja um dos maiores desafios dos devotos de Hekate: lidar com a verdade, vocês irão concordar comigo, que a partir do momento que prestamos culta a ela, que passamos a estudar sobre a Deusa e permitir que seu mistério faça parte da nossa vida, muitas máscaras começam a cair! E não só daqueles que estão a nossa a volta, mas as nossas também! É como se a Deusa saísse pela nossa vida escancarando as coisas com sua tocha sagrada dizendo: - AGORA VOCÊ CONSEGUE VER? Sim, as vezes encarar aspectos não iluminados antes, de nos e das pessoas, pode ser bem doloroso, mas faz parte do que a Deusa é, e faz parte do processo daqueles que escolheram caminhar ao seu lado ... Mas também é a certeza que nos dias mais sombrios e confusos, ela estará lá como guia e protetora, e as mesmas chamas sagradas que outrora quase nos cegou com a verdade, também nos guiará e acolherá!


Epítetos da Deusa ligado a Rainha de Paus: Anassa (Rainha), Archikos (Real, nobre), Basileia (Rainha, princesa), Crysostephanos (Coroa-dourada, coroada com esplendor), Dadophoros (Portadora da tocha), Eupatereia (Nascida nobre, na nobreza), Hieros Pyr (Chama Sagrada), Kydimos (Gloriosa), Lampadephoros (Portadora da tocha), Pasikretea (Rainha Universal), Phaeno (Brilhante), Phaesimbrotos (A que traz a luz), Phos (Luz sagrada), Phosphoro (Portadora de luz), Photoplex (A que golpeia com a luz), Piryboulos (Do conselho do fogo).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020. 
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000. 
 The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989.

Imagem 1 - 
Tarot by the Decans.
Imagem 2 -  Busto de Hekate com a tocha, do período Helenístico, séc. II A.C

Comentários

Postagens mais visitadas