HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ/ MAIO 2022

 


HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 
Por Thaisy Ventura 

Introdução 

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de maio é o Ás de Paus.

Hoje começarei o post desse mês diferente das outras vezes... Contarei como acontece a escolha do Arcano Mensal. Toda Lua Nova costumo fazer um ritual com Hekate, a Noumenia , e peço a Deusa um Arcano para estudar sobre Ela e para refletir por todo o mês lunar sobre seu significado, e para este mês saiu o Arcano Ás de Paus, que é retratado como uma tocha, um bastão incendiando, e é claro que como devota de Hekate logo me veio a cabeça: A TOCHA DE HEKATE! Pois bem, ao me debruçar sobre artigos, registros e filosofando com a Deusa, vejo que vai além de suas tochas. Vem comigo acompanhar esse raciocínio: Os Ases do Tarô trarão toda a potência de seu naipe, e o elemento do naipe de paus é o fogo, portanto, ele representa a centelha divina, o inicio de qualquer ato de criação, o fogo do espirito! No Oráculo Caldeus, vemos que Hekate é a Anima Mundi, a forja do qual os espíritos são criados, em algumas traduções ela é chamada de Rosa de Fogo, nos contando que a Deusa teve participação ativa na criação das "almas" e  dos mundos, sendo assim, somos a centelha divina forjada do fogo de Hekate. O fogo é um poderoso elemento capaz de consumir, purificar e transmutar, basta apenas uma faísca sua para incendiar algo ou iluminar um caminho... E por falar em caminhos, é Hekate a grande guia dos caminhos com suas tochas sagradas, e como devotos da Deusa é muito comum pedirmos á Ela para que ilumine nossos caminhos, imaginando que a própria vai caminhar á nossa frente a iluminar com seus bastões incendiados ... pois é meus amigos, eu também pensei isso muitas vezes, mas não é bem isso que acontece ... a tocha sagrada na qual Hekate usa para iluminar o caminho é o nosso próprio espírito, nós somos esse fogo sagrado, o fogo sagrado de Hekate não está fora, está dentro! É a nossa centelha divina! Quando pedimos A Deusa seu iluminar, estamos pedindo para que ela nos lembre de onde viemos, e de nossa sacralidade! Somos mais que carne! Hekate não vai aparecer e caminhar a nossa frente com seu longo manto de açafrão, não, não é sobre isso, é sobre a noite escura que vem, quando todos os sonhos se vão, e nenhuma lembrança feliz aparece, e a única coisa que você pensa é em pedir ajuda, e a Deusa te lembra que a tocha sagrada dela está em você, como se dissesse: - "Você veio de mim, veio de meu fogo, você é o meu fogo sagrado, reivindica o teu poder, alimenta esse fogo e faça brilhar a tua luz!" Algumas vezes esse fogo pode te devorar, até que te purifique por inteiro e assim se tornar uma nova matéria prima. Não tenho muitas palavras sobre este Arcano meus irmãos, apenas que a mensagem foi muito profunda pra mim também, e espero que faça tanto sentido para você, quanto fez pra mim. Que possamos nos lembrar disso quando as noites escuras chegarem... lembrarmos de ser a tocha de Hekate para nos, e para àqueles que a Deusa coloca em nossos caminhos, BRILHAI A VOSSA LUZ! 


Epítetos da Deusa ligado ao Ás de Paus: Brimo (de chamas crepitantes), Lampadephoros (portadora da tocha), Pege Psychon (fonte das almas), Phaenos (brilhante), Phaesimbrotos (a que traz luz), Phos (luz sagrada), Phosphoros (portadora da luz), Photoplex (a que golpeia com a luz), Pyriboulos (do conselho do fogo), Pyripnoa (respirando fogo), Pyriphoitos (caminhante do fogo).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020. 
 Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000. 
 The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989. 

Imagens: 1 -The Night Sun Tarot Deck.

Comentários

  1. Uau! "Algumas vezes esse fogo pode te devorar, até que te purifique por inteiro e assim se tornar uma nova matéria prima." Me tocou ❤️

    ResponderExcluir
  2. Esse texto falou comigo de uma forma profunda e acalentou minha alma. Gratidão por essa partilha, mana! ❤️🙏🏼🔥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas