HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ/ MARÇO 2022

 




HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 

Por Thaisy Ventura

Introdução 

O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de março é A Sacerdotisa.

Silenciosa, ela se senta sobre o trono, em uma de suas mãos ela carrega um livro, nele contém toda a o conhecimento sagrado existente, na outra mão ela segura uma chave: A CHAVE DOS MISTÉRIOS! A Sacerdotisa é uma figura enigmática por natureza, por trás da aparência apática se esconde um grande sentimento de compreensão. Porquê existe um grande abismo entre conhecer e compreender, conhecimento e sabedoria, você pode devorar todos os livros e filosofias, mas se não houver reflexão e compreensão, então não há sabedoria... E a Sacerdotisa sabe! Sabe de tudo, compreende tudo, enxerga tudo, por isso é silenciosa e sutil, pra ela não existe necessidade do grito, pois já viu o passado - presente - e - futuro, e que inevitavelmente as espirais da vida e da morte continuaram girando, por isso ela não se desespera. A Sacerdotisa é a descida para o o submundo, para dentro de si, para as profundezas do ser, e como diria Jung: " Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro DESPERTA " ... Encontramos em Hekate o arquétipo da Sacerdotisa, o feminino desperto, vigilante, sutil e silencioso, feminino esse que também habita todos os corpos. Antes da Terra nascer, Hekate já existia, da sua coxa mundos jorravam, participou ativamente da construção de nosso universo, e nesse processo teve acesso a todo antes, durante e depois do além tempo, na sua infinita sabedoria criou chaves para cada mundo, e como guardiã, os colocou em seu cinto, ela é Aquela Guarda o Portão! Esse portão é tanto literal, como realmente entradas para outras dimensões e realidades, quanto simbólico relacionado aos mistérios da vida-morte-vida, e caminhar com a Deusa Hekate é adentrar esses mistérios!



Quando caminhamos com a Deusa Hekate temos o privilegio de ter acesso a infinitos mistérios e caminhos, pois a guardiã das chaves nos guia, mas não se engane, não é ela quem abre as portas, é você! A Deusa entrega a chave certa pra cada mistério, cada situação, cada descida ao submundo, nas suas mãos, trilhar ou não esse caminho é decisão sua, essa é uma trajetória que a Deusa não faz por ninguém, sua vontade é nos tornar empoderados o suficiente para agirmos com sabedoria, e só tem uma maneira de se tornar sábio: compreendendo o mistério, sentindo na pele as vivências, tantos as vivências de luz, quanto as de sombra, dor e prazer, caos e ordem ... assim como é viver e morrer, assim também é caminhar com a Deusa, haverão momentos de júbilo e comemoração, outros de intensa introspecção e as vezes de tristeza ... mas sempre, SEMPRE, com a voz da Deusa sobre nossos ombros dizendo: " Isso passa! Tudo passa! Nada é estático! Eu sei! Eu estava lá, na origem dos mundos, eu vi com o meus próprios olhos, o passado-presente-e-futuro dos homens, então te digo: Seja corajoso, pois isso também passará! "


Epítetos da Deusa ligado A Sacerdotisa: Agia (sagrada, santa), Aidonaea (do submundo), Bythios (a do fundo, profundo), Daeira (sábia), Doloeis (astuta, sutil), Episkopos (guardiã), Gorgo (a sombria), Katachtonia (subterrânea), Khtonia (da terra, do submundo), Kleidoukhos (guardiã das chaves), Klothaie (giradora do destino), Noeros (intelectual), Pantos Kosmou Kliedoukhos (guardiã das chaves do cosmos), Tletos (paciente).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020.
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000. 
The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989. 

Imagens: 1 - The Priestess por @violettaastanina
2 - Imagem em bronze do primeiro século A.E.C, Museu Capitolini - Roma.
3 - A Sacerdotisa, curta metragem realizado pela Dior Coulture
4 - Esboço da imagem de bronze do Museu Capitolini

Comentários

Postagens mais visitadas