HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ/ FEVEREIRO 2022



 
HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ 
 
Por Thaisy Ventura
 
INTRODUÇÃO 

O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de fevereiro é O TRÊS DE PAUS.


TRÊS DE PAUS 

O Arcano Três de Paus é sobre ir "adiante em boa companhia", são as trocas, as amizades, as partilhas, as negociações que nos levam além e agregam valor ao nosso caminho. As vezes quando pensamos em Hekate, ou lemos alguns trechos sobre ela, temos a impressão de que a Deusa paira sobre a solitude, e sim é verdade que muitas vezes ela parece distante, como seu próprio nome diz: "A Distante, aquela que atua á distância" , porém temos em alguns registros que Hekate está sempre participando do convívio social e prezando as boas relações, como no Mito de Perséfone, onde ela auxilia Deméter a buscar sua filha perdida, ou mesmo na Teogonia de Hesíodo onde ela é a intermediaria das orações da humanidade. Hekate também é muitas vezes representada em imagens históricas portando sementes de papoula sobre a cabeça, as sementes dessa planta se mantém juntas uma das outras, e representam a civilização, "o poder da pólis" (cidade, comunidade). É certo que se faz necessário momentos de introspecção e interiorização, mas também é importante o intercâmbio com o outro, ninguém é tão autosuficiente que não precise de ajuda, o caminho não se faz sozinho, o caminho é feito de encontros! Pense em quantas vezes você alcançou um objetivo ou obteve uma conquista graças a ajuda de alguém, pense nas palavras de quem um dia fez você mudar sua forma de pensar, ou mesmo alguém que lhe despertou um sorriso que melhorou o seu dia. No Três de Paus conhecemos um dos aspectos da Deusa, o de auxiliar e de ser auxiliado, sermos pontes, e não muros! Precisamos fortalecer nossa comunidade mágica, acolher nossos irmãos, auxiliar as pessoas que estão começando a conhecer a Deusa, e também sermos membros ativos da nossa comunidade civil, como filhes de Hekate temos a obrigação de cumprir com nossos direitos e deveres de cidadãos, porque ela é a Mãe da Civilidade! Ela é a portadora das chaves das cidades! Aquela que guarda os portões! Porque Juntos somos mais forte, juntos vamos mais longe!


Epítetos da Deusa ligado ao Três de Paus: Aregos (Aquela que ajuda), Atala Phroneousa (Terna, afetuosa), Daeira (Sábia, professora), Deichteira (Professora), Ekdotis (Doadora), Episkopos (Guardiã), Erotokos (Aquela que dá amor), Eukoline (De bom temperamento), Kleidouchos (Guardiã das chaves), Lampadephoros (Portadora da tocha, a que avisa do ataque noturno), Pandoteira (Generosa), Phylake (a que assiste), Propolos (Companheira), Propylaia (Aquela que está antes do portal ou portão).

Referências: Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020. 
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000. 
SERRA, Ordep. Hinos Homéricos a Deméter. Tradução, notas e comentário: Ordep
Serra. 18. ed. São Paulo: Editora Odisseuss, 2009. p. 20. (Coleção Kouros). 
 Hekate Symposium 2021, introdução a Hekate por Sorita D'este.

Imagens: Asra's Tarot Deck; Na escultura: Hekate leva Deméter até Perséfone, Museu de Palermo.

Comentários

Postagens mais visitadas