HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ/ DEZEMBRO 2021


HEKATE E OS ARCANOS DO TARÔ
 
Por Thaisy Ventura 
 
Introdução

 O Tarô é uma ferramenta oracular composta por 78 cartas que chamamos de Arcanos, que significa: "antigo segredo ou mistério". Cada carta contém símbolos antigos e mistérios profundos que descrevem a nossa jornada. O propósito desta coluna é correlacionar a Deusa Hekate a um dos Arcanos do Tarô a cada mês, o Arcano para o mês de dezembro é O MUNDO.


O MUNDO 

Há tantas considerações necessárias sobre Hekate correlacionada a este Arcano que mal sei por onde começar... Começamos então pelo significado deste Arcano dentro da Jornada do Tarô! O Mundo é a "última carta" dos arcanos maiores, representa o fim da jornada, e o início de outra. É o grand finale de um caminho, a conclusão de uma etapa e mais importante: a compressão de quem somos e o de que viemos fazer neste planeta. É muito comum dentro dos desenhos deste Arcano sempre conter a Oroboros e uma pessoa no centro, esse ser que não tem sexo definido, porque já alcançou a integração das polaridades, um ser que apenas É, uno e íntegro com todas as suas partes, a grande SOPHIA (SABEDORIA EM GREGO). Para os Oráculos Caldeus, Hekate é a fonte de todas as almas e mundos: " Pois em torno do flanco direito, carvenoso e oco, sementes da fonte da alma primordialmente - gerada muito abundantemente jorram para fora no ar, animando luz, fogo, éter e mundos" . Sendo a própria Oroboros, antigo símbolo que representa o tempo circular, a serpente que morde a própria cauda, Hekate surge como uma manifestadora de mundos, participando ativamente da criação destes, portando as chaves do cosmo e dando animação aos seres. No mesmo texto, os Oráculos Caldeus citam sobre a "roda mágica" de Hekate de "potencial inefável", o famoso strophalo, símbolo de origem micênica, que ao contrário de que muitos gostam de afirmar, não está correlacionado aos labirintos minoicos, e sim a antiga serpente do mundo, o tempo circular, o círculo dentro do círculo que ascende como uma espiral, sendo assim o próprio Strophalo se torna uma chave bidimensional! Gosto do que a autora Juliet Sharman - Burke cita no livro Tarô Mitológico sobre essa antiga serpente: "É o poder primordial da vida que devora e se recria eternamente". O que me lembra de vários epítetos que chamam a Deusa de Eterna, Sempre Fluindo, e de Oroboros. Hekate é de fato o Arcano do mundo, que se movimenta a todo tempo, criando e recriando, iniciando e concluindo, girando no tempo e espaço, dando vida e função a cada criatura. Andar com Hekate é encarnar a força do Arcano do Mundo: integrar luz e sombra, compreender a importância dos começos e dos fins, trocar de pele quantas vezes for necessária, sempre transcender, jamais parar de aprender, até que dia após dia nossa missão de vida fique mais clara. Não é atoa que a Deusa escolheu O Arcano do Mundo para o último mês de nosso calendário. Chegamos ao fim de um ciclo, e estamos muito próximos de iniciar uma nova jornada. É tempo de refletir! Você já entendeu o que você veio fazer aqui? Já sabe o que você é? Já integrou suas polaridades dentro de você? Fica a proposta de reflexão! Que a Grande Deusa Manifestada purifique nosso caminho com suas chamas sagradas, que 2022 seja um ano abençoado para todos vocês! Nos vemos no ano que vem! 

KHAIRE HEKATE AENAOS 🔥
   

Epítetos da Deusa ligado a Justiça: Aenaos (Eterna, sempre fluindo), Oroboros (a que come a cauda), Pammetor (mãe de tudo), Pandina (a que gira), Pangaios (Universal), Pantos Kosmou Kleidoukhos (Guardiã das chaves do cosmo), Pasikratea (Rainha universal), Pege Psychon (Fonte das almas), Speirodrakontozonos (Rodeada por espirais de serpentes), Epiphanestate (A Deusa mais manifestada), Daeira (Sábia).

Referências: 
Bruxaria Hekatina, Marcia C. Silva, editora Clube dos Autores, 2020.
O Tarô e a viagem do herói - A Chave Mitológica para os Arcanos Maiores, Hajo Banzhaf, editora Pensamento, 1997.
Teogonia de Hesíodo - A Origem dos Deuses, tradução de Jaa Torrano, editora Iluminuras, 2000.
The Caldean Oracles. Text translation and comentary. Leiden: Brill, 1989.

Imagens: Cocorrina Tarot Deck. 




 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas